Doutoras Andreia Leverone e Robertha Nakamura premiadas no 75º CBD

As doutoras Andreia Leverone e  Robertha Nakamura, do Centro de Estudos de Unha do IDPDRA , tiveram o seu trabalho premiado em primeiro lugar no tema Teses e Dissertações no 75 Congresso Brasileiro de Dermatologia.
O trabalho foi realizado juntamente com o setor de Radiologia de um laboratório particular no RJ e os objetivos foram descrever as caraterísticas de imagens mais frequentes dos tumores glômicossubungueais e correlacioná-las com dados clínicos. Foram examinadas 90 unhas, 50 lesões eram tumorais, sendo 31 tumores glômicos. Pela primeira vez, descreveu-se na literatura, a avaliação da falange distal no plano axial pela ultrassonografia de alta frequência com doppler. Além disso coube ressaltar a importância estatística deste trabalho e o grande número de casos de tumor glômico em um centro de referência de doenças ungueais.
Concluiu-se, portanto,  que a avaliação ultrassonográfica destes tumores tem se mostrado de extrema utilidade, dado a especificidade dos achados como remodelamento ósseo, hipervascularização e stalk sign, permitindo o diagnóstico mais acurado. A ultrassonografia possibilita a observação de estruturas periungueais, além do correto planejamento cirúrgico, reduzindo a taxa de recorrência destas lesões.
O IDPRDA parabeniza as doutoras pelo trabalho realizado e pela premiação!