“Quando aqui chegamos há 15 anos jamais imaginamos que o atual Instituto de Dermatologia tomaria por completo conta dos nossos pensamentos e sentimentos. Quando penso simplesmente na quantidade de lâmpadas que aqui foram instaladas ou no 1º microscópio que trouxemos carregando dos Estados Unidos e que era o terceiro da Instituição e depois outro para chegarmos hoje aos 18 microscópios é aí que temos um panorama parcial do quanto progredimos. Nem tudo conseguimos nem tudo conseguiremos mas isto não nos impressiona porque além da consciência tranquila, o objetivo a ser alcançado é um ponto no horizonte. Graças ao brilho, perspicácia, diplomacia e magnetismo pessoal do prof. Azulay, aqui foram sendo lentamente agregados outras instituições, como as Faculdades de medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques e posteriormente da Gama Filho que com seus corpos docentes em muito reforçou o atendimento prestado por diletantes e devotados colegas que aqui já trabalhavam. Depois, foi ficando mais fácil, com a chegada, aos poucos , de novos colegas interessados em compartilhar e que acreditam nos ideais atuais da nossa Instituição que são: Amor ao próximo, Ciência e Fraternidade.
Até agora não está muito claro que a reforma, ainda em curso, quase que completa das nossas instalações, era para ter atingido tamanha proporção. O encontro de profissionais de grande qualidade e que também embarcaram no clima dos bons propósitos da obra nos fizeram estender ao outro lado da Santa Casa onde estamos construindo o futuro CEU, Centro de Estudos da Unha, que conjuntamente com o Pavilhão São Miguel, este prédio, e mais a 29ª enfermaria compõem o atual Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Estendemos esta empreitada porque, afinal, não se poderia perder esta turma de ótimos trabalhadores que foram divididos em 4 grupos: o dos pedreiros capitaneados por Joni vulgo Bin Laden, o dos pintores por Waldir, o da elétrica por Marcelo e Jason , o super Jason que fez hidráulica, marcenaria etc.. Eu peço a vocês aplausos calorosos a estes competentes profissionais. Alguns fornecedores também foram de fundamental importância, pois nos deram crédito, desconto e sugestões como a JB materiais de construção e Moreno da Gamboa Tintas. Mas de onde vieram os recursos desta obra em que mais de 900m² de piso, só para exemplificar, foram trocados? A resposta está no entendimento do que somos, onde estamos, e para onde queremos ir. Além dos recursos gerados com o trabalho médico do Instituto, do apoio da própria Santa Casa, do Curso de Pós- Graduação que aqui existe e que é vinculado à Escola Médica de Pós- Graduação da Pontifícia Universidade Católica, à Fundação Técnico Educacional Souza Marques, à Universidade Gama Filho e ao Centro de Estudo da Santa Casa, de doações oriundas do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, e do XVI Congresso da AEAPA, 1 Jornada Internacional Prof. Antonio Carlos Pereira Jr. , da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro, dos laboratórios Ranbaxy, Stiefel, Theraskin, ICN pelle, La Roche-Posay, Melora do Brasil, Galderma, Janssen-Cilag, e das Farmácias Dermatológicas Dermage, Dermatus, e Office Lab que são todos nossos parceiros. Hoje está fácil entender esta multicolorida colcha de retalhos que somos.
Não poderíamos deixar de lembrar de professores ilustres que fazem parte da história do glorioso Pavilhão São Miguel como Eduardo Rabelo, Francisco Eduardo Rabelo, Sylvio Fraga e José Serruya. E porque não falar do professor Azulay que aqui trabalha, sempre generosamente, desde 1938 até o presente, ou seja, há exatos 64 anos. Por tudo que foi dito e pelo muito, muito mais, que ficou por dizer, mas que é sabido e principalmente sentido, o corpo clínico desta casa unanimemente decidiu doravante denominar este Instituto de Dermatologia de INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFESSOR RUBEM DAVID AZULAY DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO.
Quero agradecer e pedir ainda mais empenho, se possível for, a todos os membros do corpo clínico deste Instituto para que atendamos ainda melhor aos nossos pacientes e, se possível for, alcancemos, conjuntamente, o tão pretendido patamar do notório saber . Aos nossos alunos desejamos a todos um futuro profissional brilhante e que se orgulhem muito de terem feito a especialização de vocês com o Prof. Azulay, o nosso homenageado, nesta Santa Casa.
Muito obrigado. ’’
David R. Azulay