Tipos de Apresentação: as técnicas de apresentação descritas a seguir serão todas consideradas na normativa como referência em termos de pontuação.
Conferência – apresentação pública de um tema informativo, técnico ou científico, por autoridade em determinado assunto. É uma atividade com a presença de um presidente e um conferencista, não havendo espaço para discussão.
Palestra: exposição de um assunto para uma platéia que já possua algum conhecimento sobre o tema exposto, com possibilidade de perguntas por parte da platéia.
Mesa redonda: atividade na qual o assunto base é apresentado sob diferentes enfoques. Conta com a presença de um coordenador e palestrantes. Cada palestrante conta com um tempo para sua apresentação, havendo ao final discussão.
Colóquio/ Painel: uma sessão do tipo informal, exclusivamente oral, na qual os temas são debatidos com a platéia. Conta com um coordenador e participantes.
Controvérsia: atividade com um moderador, um agonista e um antagonista, os quais disporão de tempo de fala e réplica. O moderador comenta e orienta os trabalhos.
Como eu faço: atividade com um coordenador e palestrantes. Os palestrantes disporão de tempo de fala e de discussão, sendo orientados pelo coordenador.
Sessão interativa: atividade na qual a platéia participa emitindo a sua opinião. Um caso clínico é apresentado e debatido pelos participantes da mesa, incentivando a platéia a votar.