Discurso de inauguração da Enfermaria e do Centro de Estudos da Unha

“Excelentíssimo Provedor da Santa Casa Dr. Dahas Zarur, Sr. Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional – RJ Dr. Abdiel Figueira, Sr. Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Nacional Dr. Márcio Rutowitch, Família dos homenageados, Ilustres Professores e Colegas, Amigos, Funcionários da Casa, Alunos e Corpo Clínico do Instituto, Senhoras e Senhores.

Há exatos 7 meses iniciamos os trabalhos de reforma e melhoramentos da Enfermaria 29 que hoje temos a satisfação de reinaugurá-la com a presença dos senhores, embora já há 1 mês, ela cumpra a sua função que é de permitir a internação de pacientes. Soma-se a este tempo outros 6 meses que levamos para concluir o Centro de Estudos da Unha (CEU) que em conjunto com a enfermaria 29 e, por se interpenetrarem, formam o que foi denominado “Complexo Enfermaria 29-Centro de Estudos da Unha”, cujo conceito e implementação foram frutos do nosso esforço em conjunto com a Profa. Ignez Muri Mendonça. Este complexo constitui com o tradicionalíssimo Pavilhão São Miguel o atual Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

De nada adiantaria todo esse crescimento físico, se não fosse acompanhado do crescimento numérico e sobretudo do maior envolvimento com a instituição por parte de todo o contigente clínico, dos alunos e funcionários da casa. O acreditar no que aqui está sendo desenvolvido é que fez, por exemplo, que na 6ª feira véspera de carnaval, enquanto havia nas ruas um silêncio decorrente da fuga das pessoas para o feriado, a nossa sessão clínica estava cheia. Era também o dia da despedida da turma de formandos. Lá havia também o mesmo silêncio, só que era o silêncio da pós-plenitude, o silêncio da emoção da despedida. E se isso tudo já não fosse o bastante, aproveitávamos ainda aquela manhã para apresentarmos os reforços do nosso time para 2004. Esta equipe é formada essencialmente por professores das faculdades de medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, da Universidade Gama Filho e dos Cursos de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica, Centro de Estudos da Santa Casa e da Gama Filho. Temos numerosos talentos jovens e pessoas de ótima índole que, em situações de normalidade, deveriam estar ocupando postos nas universidades públicas. São profissionais que, com muita alma, formam o corpo clínico desta Instituição.

Se contextualizarmos toda esta estória dentro da situação caótica da saúde pública, do ensino e do desarranjo social em que o país está mergulhado, parece que aqui se operam milagres. Nada disso, amigos! Tudo isto é fruto de muita, muita transpiração, transparência, seriedade, sorte e um pouco de inspiração.

Se para alguns o azul dos frisos e alizares da enfermaria são de gosto duvidoso, já a luz irradiada por nosso chefe, o Prof.Azulay, é uma unanimidade que nos norteia a cumprir os ideais desta Instituição que são: Amor ao Próximo, Ciência e Fraternidade.

Mas se aqui não se faz mágica de onde é que vieram os recursos que custearam todas estas obras? Vieram basicamente da mesmas fontes que permitiram a reforma completa do Pavilhão São Miguel no ano de 2002 , com algumas variações. Foram elas: a 31º Reunião Triangular de Dermatologia presidida pela Profa. Luna Azulay, o 17º Congresso da Associação dos Ex-alunos do Prof. Azulay presidido pelo Prof. João Avelleira, o último concurso de admissão ao Curso de Pós-Graduação do Instituto, das mensalidades dos alunos, do trabalho médico e das Farmácias de Manipulação e Laboratórios parceiros que acreditam na nossa proposta e que estão sempre com a gente. Aproveito a oportunidade para agradecê-los publicamente. As farmácias parceiras são Officilab, Dermage e Dermatus. Os laboratórios parceiros, por ordem alfabética, são: Galderma, ICN, Medley, Ranbaxy, Roche, Schering, Stifel e Theraskin. Devemos ainda agradecer a família Serebrenick que doou o mobiliário da enfermaria; ao casal Liliane Azulay e José Frejtag que ao fazerem aniversário recentemente solicitaram que os presentes fossem transformados em donativos para instituições filantrópicas como o INCA, o Lar da Criança e a esta Santa Casa.

Gostaríamos de deixar muito claro que sempre tivemos irrestrito apoio às nossas iniciativas por parte da Santa Casa através do seu Provedor Dr. Dahas Zarur, a quem estamos muitíssimos gratos.

Entender isto tudo, costurar pessoas a idéias, idéias a pessoas e pessoas a pessoas é que tem sido a chave da união que nos permite trabalhar num ambiente fraterno e que favorece, em tudo, o crescimento deste Serviço e que também permite transformar os nossos melhores sonhos em uma belíssima realidade.

E, por conta disto tudo, é que ficou decidido que nesta inauguração, não desperdiçaríamos a oportunidade de homenagear, ainda que de forma singela, ilustres dermatologistas, que aqui gostaríamos de citar, também por ordem alfabética, os professores Aldy Barbosa Lima, Antonio Carlos Pereira Junior, Avelino Miguez Alonso, Demétrio Peryassú, Francisco Eduardo Rabello, Germano Serebrenick, Hildebrando Portugal, Ivan Cardoso, Izamar Milidiu da Silva, João Ramos e Silva, José Serruya, Mario Rutowitch, Oswaldo Balthazar Portella, Sylvio Fraga e Wilson Marques de Abreu.

Que as famílias dos homenageados presentes não se sintam nenhum um pouco agradecidas por terem seus entes queridos aqui lembrados, pois nós é que estamos não só muito agradecidos pela presença dos senhores mas, principalmente, por toda a contribuição que eles deram ao ensino e desenvolvimento da nossa especialidade.

Perdoem-nos alguma omissão, erros ortográficos ou qualquer outra falha, pois a nossa intenção é apenas ajudar a construir um mundo melhor e, nele, sempre haverá espaço para reparações.

Por tudo isso, fico muito feliz e orgulhoso de poder servir a esta Santa Casa.

Obrigado, David Rubem Azulay”